segunda-feira, 30 de agosto de 2010


Mouraz é uma freguesia beirã do concelho de Tondela, no distrito de Viseu, com 9,22 quilómetros quadrados de área e 998 habitantes. Situada na parte sudeste do Vale de Besteiros, na margem direita do rio Dinha, afluente direito do Dão, tem como limites a sul as freguesias de Nagosela (pertencente ao concelho de Santa Comba Dão) e Vila Nova da Rainha, a oeste a de Dardavaz, a noroeste a de Tondela, a nordeste a de Tonda e a oriente a de Ferreirós do Dão. É atravessada na sua parte poente pelo IP3, entre os quilómetros 95 e 97, com acesso a sul no nó de Treixedo e a norte no de Tondela, seguindo a estrada de Tonda. Os seus terrenos são de natureza granítica, apresentando-se bastante acidentados sobretudo na parte oriental da freguesia. Compreende actualmente as localidades de Mouraz, Carvalhal, Couço, Adiça, Póvoa de Baixo, Saldonas e Alambique.

 
A ECOPISTA JÁ SE ENCONTRA EM FUNCIONAMENTO

A Ecopista do Dão, que atravessa a freguesia de Mouraz, estando já dotada das condições mínimas de utilização, vai sendo utilizada por cidadãos dos três concelhos que atravessa: Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.
Segundo declarações do Presidente da Câmara Municipal de Tondela, as antigas pontes ferroviárias estão praticamente recuperadas, procedendo-se actualmente à pintura do piso, que ao longo do percurso será de cores vermelho, verde e azul, respectivamente nos concelhos de de Viseu, Tondela e Santa Comba. A Câmara Municipal de Tondela vai avançar com um concurso tendo em vista a recuperação de algumas das antigas estações da CP e executar um plano de animação da Ecopista. A infra-estrutura, que atravessa os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão, é uma obra orçada em cerca de cinco milhões de euros, custeada a 80% pelos fundos comunitários e 20% pelos três municípios.


MELHORADO O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO CARVALHAL
As obras de remodelação da rede de abastecimento de água à população do Carvalhal ficaram concluídas recentemente, em finais de Janeiro. A água consumida no Carvalhal durante mais de duas décadas era proveniente de uma captação subterrânea local – o poço dos Grijais -, comportando alguns inconvenientes, como a elevação e o tratamento, além da pouca pressão que se sentia nas torneiras e que dificultava o funcionamento de electrodomésticos e esquentadores. Finalmente, a rede do Carvalhal foi ligada ao Sistema Integrado de Abastecimento de Água do Planalto Beirão que, a partir da Barragem de Ribeira de Paúl em Mosteiro de Fráguas, é distribuída numa rede de centenas de quilómetros pelos municípios de Tondela, Mortágua, Santa Comba Dão, Carregal do Sal e Tábua. Falta, agora, proceder à reconstituição do piso das ruas do Carvalhal que foram esventradas pelas obras.

MOURAZ - Apontamentos breves
Na Capitania-mor do Concelho de Mouraz, sedeada na "villa do Carvalhal", o cargo de sargento-mor foi desempenhado, sucessivamente, por: Aleixo Soares Barbosa (1760); João Gonçalves da Costa Rangel (1764); José de Sousa (1767); Francisco de Assis Figueiredo Loureiro Abreu Saldanha (1798); Francisco Cabral da Cunha (1801) e Jerónimo Pais Lopes (1804). No ano de 1831, a Capitania-mor de Mouraz era chefiada por Francisco Cabral da Cunha Coelho Corte Real (capitão-mor), João Lobo Osório do Amaral (sargento-mor) e Domingos José de Figueiredo (ajudante).
A. Almeida 

Nenhum comentário: