quarta-feira, 7 de maio de 2008

NOTÍCIAS DE MOURAZ

A VISITA PASCAL 2011

Em domingo de Páscoa, cumprindo-se a tradição religiosa local, decorreu a visita pascal na freguesia de Mouraz. Este ano, por impossibilidade do pároco, foram leigos a levar a cruz a beijar, de porta em porta, às casas das
diferentes aldeias da freguesia.




ESTRADA REGIONAL 230
Já se encontra aberta ao trânsito a Estrada Regional 230 que estabelece a ligação rodoviária entre Tondela e Carregal do Sal. Esta nova via, que passa por Mouraz, e que custou cerca de 15 milhões de euros, encurtou de 30 para 11 quilómetros a distância entre as duas localidades beirãs.
A estrada ER230 atravessa a parte sul do concelho de Tondela (Tonda, Mouraz e Vila Nova da Rainha), numa extensão de cerca de 4,5 km, a norte do de Santa Comba Dão (Nagosela), em 3 km, e no de Carregal do Sal (Sobral, Papízios e Currelos), em 3,5 km.



DEOLINDA TEM RAÍZES EM MOURAZ

A vocalista do grupo musical DEOLINDA, Ana Bacalhau, tem raízes no Carvalhal de Mouraz, a aldeia dos seus avós, onde na infância costumava passar as férias. A Ana Sofia é, hoje, uma das vozes mais brilhantes do panorama musical do nosso País.



CLIQUE EM BAIXO NO "PLAY" PARA OUVIR O
"FADO TONINHO "





MOURAZ, HISTÓRIA E MEMÓRIAS



"Mouraz, História e Memórias" vence o prémio Aurélio Soares Calçada

"(...)Por último, usou da palavra, a Dra. Teresa Calçada, que em nome de sua mãe e irmã, apresentou os premiados deste ano ao prémio Aurélio Soares Calçada. Este prémio, no valor monetário de 1100€, repartido pela família de Aurélio Calçada, Município de Tondela e Junta de Freguesia de Campolide, pretende premiar trabalhos de investigação sobre qualquer aspecto da vida cultural, social, económica, histórica ou monográfica do Concelho de Tondela, suas terras e suas gentes. O júri era constituído, segundo o Regulamento, por um membro da família, e por um membro de cada uma das seguintes instituições: Município de Tondela, Casa do Concelho de Tondela e Junta de Freguesia de Campolide. Este ano, o prémio foi atribuído a António Fernando Dias de Almeida, natural de Mouraz (Carvalhal). A sua investigação centrou-se em "Mouraz, História e Memórias", uma monografia repleta de informação histórica e cultural. Este ano, devido à qualidade dos trabalhos apresentados, foram atribuídas duas Menções Honrosas, uma a Inês da Conceição do Carmo Borges, com uma investigação sobre A Irmandade da Nossa Senhora do Carmo em Tondela – Génese da solidariedade na vida e na morte, e Tiago de Sousa Mendes, com A Ascendência de Joaquim Álvaro Teles de Figueiredo Pacheco, Visconde de Aguieira – parte II. Após os agradecimentos por parte do vencedor e de Inês do Carmo Borges, o convívio prosseguiu com um espectáculo de música ambiente, com dança e boa disposição". http://jornaldetondela.com.sapo.pt/

11 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de não conhecer Mouraz, achei muito interessante o livro, quer pelo rigor cintífico que revela, quer pelos "salpicos" de elementos que, a par e passo, despertam a curiosidade dos leitores.
Parabéns.

Rosa Cerdeira

Anônimo disse...

Sou emigrante na América e gostava de saber se é possivel receber o livro sobre Mouraz pelo correio.

Kalaari disse...

Ler este livro, é viajar pelas Terras de Besteiros, é recuar no tempo e descobrir histórias que vivem no nosso imaginário.
Juntemos a isto, um convívio com um povo hospitaleiro, que nos abre as portas e acolhe os forasteiros como de família se tratasse. É embriagarmo-nos com a beleza das
suas paisagens, suas casas fidalgais
e deliciarmo-nos com uma refeição deliciosa ao calor aprazível duma lareira. Vão até lá e digam-me depois alguma coisa...É que vale mesmo a pena!

Anônimo disse...

Li o livro «Mouraz História e Memórias» e achei-o muitissimo interessante.
O autor está de parabéns.

Anônimo disse...

Os meus parabéns ao autor deste excelente trabalho sobre Mouraz.
Confesso que não li o livro…….mas sim "devorei-o", tal era a sede de regressar ás origens, que é esta aldeia que me viu nascer.

José de Almeida

António Almeida disse...

Zé Manel (José de Almeida):

Por uma qualquer força (aérea),das tuas raízes de Mouraz derivaram ramos e cresceram frutos na Estremadura e no Alentejo. Há quem diga que é o destino, mas, certamente, é a vida.
Serás sempre de onde estiver uma qualquer parte de ti, por onde a tua seiva correr. Mas as raízes ainda cá/lá estão, e estarão, sempre.

Um abraço do primo.

António Almeida

Kalaari disse...

Para Mouraz e suas gentes, que eu não conheço mas adivinho serem os melhores entre os melhores e especialmente para o autor deste blogue, o António Almeida, ele que vive por Mouraz e para Mouraz, deixo aqui os meus votos mais sinceros dum muito Feliz Natal e que no Ano Novo vejam concretizados todos os projectos para a vossa terra para seu engrandecimento e bem-estar do seu esforçado povo.
Um abraço, Mouraz e para todos os teus filhos.
Vera Lucia

Anônimo disse...

Obrigado pelas suas palavras generosas, Vera Lúcia. Um bom Ano Novo e que todos os seus desejos se concretizem.
Um beijo.

A. Almeida

Anônimo disse...

Foi preciso acontecer aquela conversa "casual" sobre Mouraz para que eu chegasse aqui e descobrisse... o que afinal é isso dos Deolinda, de que ouço falar... na Assembleia da República!!!
As voltas que a "democracia" dá!...
Horácio Coimbra

Anônimo disse...

Bom dia

Somos professores do ensino secundário e queremos adquirir o livro MOURAZ HISTÓRIA E MEMÓRIAS.

Como o poderemos fazer?

Cordialmente

Ana Paula Silva Correia
José Rodrigues Ribeiro
Rua Dr. Alexandre Torres, lote 33
4740-231 ESPOSENDE
anacorreiazeribeiro@gmail.com

Unknown disse...

Bom dia
Venho de chegar em Mouraz na casa da câmara e queria saber onde se pode encontrar seu livro.
Cumprimentos
Isabel